À DISPOSIÇÃO

Chega de encarar aquela prova de Português como um problema matemático de nível NASA! Existo para seu dispor. Contate-me.

domingo, 11 de abril de 2010

PORTUGUÊS DE CONCURSOS PÚBLICOS

Toda vez que você fizer uma prova de concurso público, irá encontrar uma questão de pronome, principalmente relacionada à coesão textual! Para quem já fez provas de concurso público, sabe que o que digo é verdade! Saber isso, no entanto, não faz ninguém passar em prova alguma. Assim, chega de passar por maus bocados em questões que envolvam pronomes. Aqui seguem, para você, algumas dicas essenciais!

Sobre Pronome Reto

Via de regra, é um desvio gramatical o pronome reto estar em posição de objeto.

Ex.: Você deve chamar ELA agora para sair com você. (uso inadequado do pronome)

Como deve ficar a frase de acordo com o registro culto da língua? Pelo menos duas possibilidades adequadas:

"Você deve chamá-LA agora para sair com você" ou "Você deve deve chamar SÓ ela agora para sair com você".

Sobre Pronome de Tratamento

Via de regra, é um desvio gramatical o pronome de tratamento estar acompanhado de verbos e/ ou pronomes de segunda pessoa.

Ex.: Vossa Excelência ESTÁS com VOSSA saúde recuperada? (frase em desacordo com o registro culto da língua)

Como deve ficar a frase de acordo com o registro culto da língua? Tanto o verbo quanto o pronome devem estar na terceira pessoa.

"Vossa Excelência ESTÁ com SUA saúde recuperada?"

Sobre Pronome Oblíquo Átono

Via de regra, é um desvio gramatical colocar o pronome oblíquo átono depois do verbo quando uma palavra de sentido negativo o antecede.

Ex.: A verdade é que eu não convidei-O porque não quis. (colocação inadequada)

Como deve ficar a frase de acordo com o registro culto da língua? Única possibilidade:

"A verdade é que eu não O convidei porque não quis"

Sobre coesão endofórica (anáfora e catáfora) e coesão exofórica (referenciação externa), sobre uso dos pronomes demonstrativos nas funções espacial e temporal, sobre uso dos pronomes relativos e regência, sobre a semântica dos pronomes indefinidos e possessivos, HÁ MUITO O QUE DIZER.

Quer saber mais? CONTATE-ME!

PROVA DA UERJ

Já se perguntou, ou já perguntou a alguém, o que frequentemente aparece na prova de Língua Portuguesa da Uerj? Certamente. Há muito no Edital, mas poucos se sentem animados para estudar todo aquele avassalador conteúdo. Estou certo?



Então chega de estudar todo o Edital do Exame de Qualificação e da prova de Português Instrumental (a não ser que você queira), porque se você se satisfizer com 80% da prova ou mais, aqui está (em itálico) o que mais interessa a você (para maiores informações, entre em contato comigo):



Tipologia textual e seus objetivos discursivos: descrição, narração, argumentação (dissertação), diálogo e instrução (injunção).

Organização interna do texto: fontes, recursos gráficos e tipográficos; paragrafação, títulos e subtítulos; imagens e legendas; formas de hipertexto; relação entre imagem e palavra; efeitos sonoros enunciação e relações dêiticas: quem enuncia, a quem enuncia, em que espaço e em que tempo; vozes ou perspectivas enunciativas (o ponto de vista do narrador, do personagem e de terceiros)

Procedimentos de coesão: coesão lexical e processos de designação; referenciação interna (anáfora e catáfora); referenciação externa; pronominalização; papel dos artigos definidos e indefinidos; elipse, repetição e substituição; paráfrase e paralelismo sintático; relações lógico-semânticas de sequenciação (advérbios, conjunções e preposições)

Procedimentos de coerência: condições linguísticas, socioculturais e interacionais de interpretabilidade dos textos; conhecimento de mundo e conhecimento prévio; compreensão pontual e global do texto; formas do implícito (inferência, pressuposição e subentendido)

Intertextualidade: efeitos de afirmação e de subversão de um texto pelo outro; reformulação, paródia, pastiche, citação, provérbio e discurso relatado.

O verbo e sua função na frase: emprego e sentido de tempos, modos e aspectos verbais

Figuras de estilo: metáfora e metonímia; personificação, hipérbole, pleonasmo e elipse

Relações semânticas: sinonímia e antonímia; hiperonímia e hiponímia; polissemia e ironia.

Organização interna do argumento: a opinião e o fato; modos de encadeamento de pontos de vista; articulação entre introdução e conclusão.

Métodos de argumentação: indução e dedução.

Procedimentos dialéticos: tese, antítese e síntese.

Avaliação de argumentos: pertinência e suficiência; validade e verdade; falácias e sofismas.

Recursos argumentativos: modalização, exemplificação, enumeração, contra-argumentação, comparação e generalização.